sexta-feira, 24 de junho de 2011

São João, Sankt Hans e São Harry Potter!!

Ontem enquanto os meus amigos festejavam a noite de São João, aqui na Dinamarca festejava-se a noite de Sankt Hans, o que é a mesma coisa mas sem marchas populares e coisas do estilo.
 Sankt Hans, assim como o Coelhinho da Pascoa e o tal Pai Natal, eram costumes originalmente pagãs nordicos, que mais tarde foram adoptados e intruduzidos como sendo Cristãos, com o objectivo de acabar com o paganismo. Para quem não sabe, ovos e coelhos eram simbolos de fertilidade, e na primavera festejava-se a procriação, assim como meio do Verão festejava-se com uma grande fogueira danças e canticos aos Deuses pagãs, mais tarde o Cristianismo adoptou este costume mais uma vez e chamou-lhe a noite de São João o Bautista.
 Bem mas já chega de historia!
Camara ás costas e lá fui eu para a festa, as nuvens ameaçavam chuva mais uma vez, e quando cheguei ao espaço onde se realizaria o "ritual", o chão era um autentico lamaçal tipo pantano do Shreck arraial 2011, ou o concerto de D.A.D o fim de semana passado,( bem agora que penso nisso, tenho um azar com as festas... hmmm.) no centro encontrava-se um monte de lenha, tipo lume de Natal, (bem começo a desconfiar que quem anda atrasado são os dinamarqueses e não os portugueses, o Carnaval festejam-no em Maio, e o Natal em Junho??) no topo do monte de lenha uma bruxa pronta a arder, e finalmente depois de muitas tentativas e muito petroleo, lá as chamas consumiam a pobre da bruxa e as crianças aplaudiam. Quer dizer criticam as nossas touradas, dizem que é uma tradição obsoleta e barbárica, então e queimar bruxas?? ainda por cima, depois de se terem escrito dez livros sobre Santo Harry Potter e se provar que nem todas as bruxas são más. Áh o Cristianismo ainda não adoptou Harry Potter?? Pois é melhor pensarem nisso, pois é o livro mais vendido no mundo a seguir á Biblia!
Peace!!


3 comentários:

Eu disse...

O livro que imprimiu mais cópias, a seguir a bíblia foi o catálogo da IKEA. O Harry potter ultrapassou ;-)

Chico Mendes disse...

OOOOH Eu Quem és tu?? he he he
Já vi que estás a seguir os meus blogs mas não apareces como seguidor não sei porque??
Fica bem!!

Alda disse...

aqui nao faso muitos comentarios so digo grande HARRY POTER HEEHEHEHEH